Diferenças entre um Canal Externo e Interno

As diferenças entre um Canal Externo e Interno

 

Um Canal para Denúncias é um dos principais pilares de um Programa de ética e Compliance efetivo em qualquer organização.

Porém, muitas pessoas possuem dúvidas entre as diferenças de um canal interno devidamente estruturado na organização e um canal externo controlado e monitorado por empresa independente e especializada, como é o caso da Canal para Denúncias.

 

Neste breve artigo, apresentar essas diferenças.

 

Canal de denúncias interno

Para implementar um canal interno, faz se necessário estruturar uma area interna específica na organização, com a contratação de profissionais especializados e sistemas de gestão e controle das denúncias, em que este custo é mais elevado do que a contratação de um canal externo.
Adicionalmente, no caso de um canal interno, o anonimato do denunciante pode não ser eficaz, bem como os denunciantes poderão se sentir inseguros ao denunciar, com medo de serem identificados e/ou sofrerem algum tipo de retaliação no ambiente coorporativo.

Sendo assim, a qualidade das denúncias pode ser diretamente afetada, bem como a quantidade de denuncias reportadas.

 

Canal de denúncias externo

Com um canal de denúncias externo essa relação é diferente, pois o custo de implementação e manutenção do canal é muito mais barato do que um departamento dedicado e interno na empresa, bem como o fato de o canal ser operado por empresa indepente, os denunciantes se sentem mais seguros e motivados a denunciar, em que o volume de denuncias é maior.

Adicionalmente, Canais de Denúncia externos demonstram maior credibilidade com fornecedores, clientes, órgãos fiscalizadores e outros interessados.

 

Gostou?

Entre em contato conosco solicitando um apresentação detalhada da empresa e do processo, bem comoe proteja a sua Empresa de perdas financeiras, reputação de imagem, processos judiciais e esteja em compliance com as normas vigentes.

 

Atenciosamente,
Equipe Canal para Denúncias.